O mundo empresarial vive uma revolução, a tecnologia avançou em diversos setores empresarias, como o setor bancário, que sofreu grandes transformações tecnológicas, resultando na implantação de inúmeros caixas eletrônicos, Internet Banking, aplicativos e demais funcionalidades, diminuindo assim a quantidade de funcionários necessários. Outro exemplo é o transporte público, pois atualmente é raro se deparar com um trocador, aquela pessoa que apenas recolhe o dinheiro da passagem. O uso intensivo dos cartões com chip nas catracas é um exemplo de como a tecnologia pode substituir o ser humano em determinadas funções, e isso aterroriza os profissionais, pois ficamos diante de um paradoxo: os avanços tecnológicos e o desemprego.

O uso massivo da tecnologia nas empresas tende a equiparar as mesmas, tornando a maioria dos produtos e serviços uma “commodities”. E nesse mundo, onde todos oferecem produtos e serviços semelhantes, o que diferenciaria uma empresa da outra? Quando chegamos nesse ponto, certamente o diferencial competitivo se torna a qualidade do serviço prestado por pessoas.

Não há dúvidas de que a tecnologia se tornou uma ferramenta vital para o crescimento de diversas empresas. Na área de Recursos Humanos, por exemplo, surgiram novos conceitos, como a implementação de soluções inteligentes, softwares de controle, sistemas de análise comportamental e de competências, plataformas de recrutamento e seleção online, entre outros. E nesse momento, observamos o outro lado da tecnologia, pois com a utilização de sistemas de RH, os profissionais do setor ganharam mais tempo para exercer funções estratégicas e focadas no que realmente interessa: o Capital Humano.

E hoje, o grande desafio do RH é desenvolver talentos promovendo o engajamento dos colaboradores, afinal o capital humano é um ativo valioso da empresa, portanto é necessário oferecer gestão e mecanismos de acompanhamento que proporcionem extrair os melhores resultados.
Portanto, o que podemos observar é que, ao mesmo tempo que a tecnologia substitui algumas atividades, ela gera novas oportunidades e segmentos, possibilitando também que os empresários tenham tempo para se dedicar ao seu core business, ou seja, desenvolver e aperfeiçoar sua própria empresa, focando nas necessidades do cliente.

“A King Contabilidade disponibiliza estes serviços e ferramentas para potencializar a eficiência do Capital Humano dentro da sua empresa”. Alessandra Rocha – Gerente de Gestão de Pessoas

 

Deixe um comentário

Contabilidade que, com estrutura, credibilidade e profissionalismo, trabalha para a sua empresa crescer.

Últimas do blog

O Leão vai pegar você?

Neste carnaval, o leão ganhou espaço nos blocos com a música “Vou te pegar, Vou te morder, O rei Leão…

“Um por todos, todos por um”

Anderson Rios, 36, solteiro, formado em Recursos Humanos, contabiliza 18 anos na King Contabilidade. Sua trajetória começou em 2001, nesta…

King Contabilidade © 2018. Todos os direitos reservados.