13° Salário chega no bolso dos trabalhadores

Termina nesta terça-feira (30) o prazo para empresas depositarem a primeira parcela do 13º salário. A segunda parcela deverá ser depositada até 20 de dezembro.

Quem tem direito ao 13° salário ?

Todos os empregados com carteira assinada têm direito a receber o equivalente a um mês de salário, caso tenha trabalhado o ano inteiro na empresa. Para aqueles que não trabalharam os 12 meses, o valor do 13º deve ser proporcional ao período trabalhado.

Trabalhador temporário com carteira de trabalho assinada também tem direito ao 13° salário. Nesse caso, ele vai receber o valor proporcional ao número de meses trabalhados.

Atenção! Empregados dispensados por justa causa não tem direito ao 13° salário.

Se o empregado tirou licença-médica também tem direito ao 13° salário recebendo o valor integral. Em caso de afastamento por até 15 dias, a empresa é a responsável pelo pagamento total do benefício. Mas se o afastamento for além dos 15 dias, a empresa paga o 13º proporcional ao período trabalhado, e o valor correspondente ao período em que o trabalhador ficou afastado é pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Empegados domésticos devidamente registrados e que trabalham com carteira assinada também têm direito ao 13º salário. As regras são as mesmas dos demais trabalhadores.

Licença-maternidade: este período da licença não interfere no cálculo do benefício e nada é descontado do benefício da trabalhadora.

King Contabilidade