A importância de separar as despesas da empresa das suas despesas pessoais

Primeiramente, é necessário ter conhecimento que, quando o empresário mistura as contas pessoais com as contas da empresa, certamente o controle financeiro fica comprometido. Separar as contas pessoais das contas da empresa deve ser levado a sério desde o início da criação do negócio.

Mas muitas pequenas e médias empresas se perdem com esta questão. E independente do porte da empresa, é necessário fazer uma gestão financeira organizada.

Nós, da King Contabilidade, vamos dar algumas dicas para assegurar a saúde financeira de sua empresa. Acompanhe:

1) Contas bancárias – As contas da empresa deverão ser utilizadas somente para pagamentos dos gastos empresariais.

2) Defina o pró-labore – Definir quanto os sócios vão receber de Pró labore mensal, lembrando sempre que o valor do Pró labore será a base para contagem na sua futura aposentadoria. E, caso a empresa, após cumprir com todos os seus deveres (pagamento de fornecedores, funcionários, despesas, impostos, etc.), apresente Lucro, este poderá ser retornado aos sócios totalmente isento de Imposto de Renda.

3) Controle do caixa – O caixa é um indicador eficiente que mostra todo o dinheiro que entra e sai do negócio, dia após dia. Portanto, registre todas as entradas e saídas.

4) Utilize sistemas de gestão financeira – Pois o fluxo de caixa é muito importante para a gestão financeira do negócio.

5) Antecipar imprevistos – Imprevistos acontecem, então é necessário ter reserva financeira, isto evita que a empresa faça empréstimos para cobrir alguma emergência.

As retiradas do  caixa  da empresa para cobrir gastos pessoais pode comprometer a vida de sua empresa. E, por outro lado, não é nada saudável que os sócios tenham que tirar dinheiro do bolso para socorrer a empresa. Mas, caso isso ocorra, não se esqueça de oficializar como empréstimo com a preparação do respectivo contrato de mútuo, o qual deve coincidir com a data e valor constante na transferência Bancária.

Nossa dica é: Sempre que possível faça reservas.

O controle financeiro é essencial, não misture as despesas pessoais com as despesas da empresa, e conte sempre com a assessoria de um contador para que ele corrobore junto com você para uma boa gestão dos seus negócios e, consequentemente, ajudar no crescimento da sua empresa.

King Contabilidade