Ano Novo, Contas Novas?

Ano Novo, Contas Novas?

Todos nós temos total conhecimento de que após as festas de final de ano, chega o mês de janeiro, um dos piores meses economicamente falando, pois é o momento da chegada de contas já muitos conhecidas como: IPTU, IPVA, matrícula de escola, material escolar, além da famigerada fatura do cartão de crédito que mostra tudo que foi feito nas festas de final de ano.

Se você vivencia, todo ano, um começo de ano amargo pela chegada destas contas, é momento de parar e refletir. Refletir sobre o que? 

Refletir sobre essa falta de planejamento financeiro.

Vamos detalhar neste post questões simples para começar o ano de forma mais leve, e não ficar em saia justa todo começo de ano. Leia este texto até o final para fazer certo em 2023 e entrar em 2024 com muita tranquilidade.

Primeiro ponto, você é assalariado? Se sim, no final do ano recebe o 13° salário. O que fazer com este valor? Sem hesitar, quite suas dívidas por ordem de prioridade. Se não tem dívidas, organize seus gastos de final de ano, sem gastar com o que não é necessário. Por conta do natal, é comum gastos como: presente dos familiares e amigos, preparação da ceia natalina, enfeites de natal, roupa nova, amigo secreto, viagens, etc.. Nossa, quanto gasto, hein?

Faça uma planilha e coloque todos os gastos de final de ano. Feito? Ok! Perguntamos: sobrou dinheiro? Se a resposta for “não”, avalie cada item e veja o que pode ser cortado, pois muitas vezes fazemos gastos emocionais, sem levar em conta a razão. Para isso, faça essas perguntas antes de finalizar a compra:

– Preciso deste item?  

– Por quanto tempo vou usar?  

– Posso substituir por algo mais barato?  

– Realmente, vai me fazer falta se eu não compra-lo?  

Temos, então, algumas dicas:

Divida os gastos com festas! Se cada membro da família colaborar levando um prato e uma bebida, não pesa no bolso de ninguém.

Não precisa comprar o look completo para o ano novo. Invista na peça que realmente você não tem ou que precisa dar uma renovada. Com certeza, se procurar no guarda-roupa, vai encontrar roupas das quais nem se lembrava da existência, e outras que foram utilizadas poucas vezes. E se possível, compre fora de época. No fim do ano, as coisas costumam ficar mais caras.

Estipule o valor total que pode ser despendido para os presentes. E compre com essa consciência, para que nada saia do controle! Aqui entra os presentes dos familiares e amigos e presentes do amigo secreto.

E por fim, a famosa viagem de ano novo: muitos apreciam passar a virada de ano na praia, no campo. Mas antes, veja o custo total desta viagem, de preferência logo no início do ano, quando você pode ir negociando valores e ir juntando aos poucos: transporte, comida, hospedagem, passeios. Vá acertando os valores parcelados, se necessário. Assim, quando chegar no final do ano, já vai estar tudo pago!

Pensando nisso tudo, seria uma boa prática ir reservando um valor mensal para estas festas de final de ano e as contas do começo de ano. Assim, além de você ter uma previsibilidade, vai pensar duas vezes antes de gastar com coisas desnecessárias ao longo do ano.

Ah, e caso você diga que não sobra dinheiro para guardar mensalmente, avalie todos seus gastos, pois certamente essa lista vai te surpreender!

Entenda que tudo que se faz sem planejamento, sai mais caro no final. Mude esse padrão! Planeje com antecedência, assim você sempre vai ter dinheiro, as surpresas não te incomodarão tanto e ainda poderá realizar seus sonhos e objetivos.

Mais de 59,6% das famílias brasileiras estão endividadas, segundo um estudo da Confederação Nacional do Comércio. O endividamento das famílias brasileiras bateu recorde em 2022, chegando a 77,9%. A pandemia, a alta das taxas de juros, o consumo reprimido e a falta de planejamento financeiro são os fatores para o aumento do endividamento.

Você pulou 7 ondas e fez alguns pedidos e promessas? Perfeito, acrescente nesta lista: Em 2023 vou mudar minha vida financeira e prosperar, depois da leitura deste post da King! 

Pronto para Crescer? Conte com a Gente!

Estamos anciosos em falar com você, entender sua necessidade e conseguirmos te ajudar a evoluir o seu negócio. Entre em contato conosco agora mesmo e ficaremos felizes em retornar o seu contato.

    Tabela de Conteúdo