A Assessoria Previdenciária tem como objetivo auxiliar da melhor maneira em relação às contribuições previdenciárias, como o preenchimento das GFIPs (Guia do Fundo de Garantia e Informações à Previdência Social). Comumente, os cálculos de valor e tempo são feitos errados pelo INSS, gerando uma dor de cabeça não somente aos colaboradores, mas também aos sócios.

O que é assessoria previdenciária?

A Assessoria Previdenciária identifica falhas e irregularidades cometidas por segurados e organizações. Seu objetivo principal é agir com cautela e prevenir processos previdenciários pelo INSS, também atua como uma gestão de risco, por exemplo, colaboradores afastados com recebimento de benefício previdenciário, também proporcionando uma programação de rotatividade laborativa.

Com colaboradores próximos de se aposentarem, a assessoria previdenciária garantirá que tudo seja realizado com total eficiência. Além disso, outra atenção dada pela assessoria, é em relação aos colaboradores que precisam se aposentar por algum tipo de invalidez, agora chamada de Aposentadoria por Incapacidade Permanente.

Como funciona a Assessoria Previdenciária? 

Acidentes no trabalho implicam consequências na alteração de contribuições previdenciárias, o SAT (Seguro de Acidente do Trabalho), tem como objetivo financiar os benefícios do INSS em relação ao grau da incapacidade laborativa decorrente dos riscos ambientais no trabalho. Empresas que tenham um risco de acidente de trabalho considerado leve a alíquota é de 1%; para médios 2% e de graves 3%, em relação a remuneração paga pelas empresas aos colaboradores avulsos. Já o FAP (Fator Acidentário de Prevenção) é um multiplicador variável entre 0,50 e 2,00 com índices variando de acordo com a gravidade, frequência e custos referente ao acidente de trabalho, capaz de aumentar ou diminuir o SAT básico.

A Assessoria Previdenciária cuidará de todas essas questões relacionadas às contribuições previdenciárias dos colaboradores, evitando eventuais problemas ao solicitarem benefícios previdenciários, oferecendo apoio administrativo e judicial, planejando as atividades na empresa, programando uma rotatividade laborativa. Dessa forma, reduzindo erros que possam acarretar em multas e acréscimos.Ademais a aposentadoria por tempo de contribuição, idade e invalidez, também existem outros benefícios reconhecidos pelo INSS, como pensão por morte; auxílio doença/acidente; auxílio reclusão; salário maternidade; salário família e reabilitação profissional. Todos esses benefícios substitutem a remunureação do colaborar enquanto este estiver incapacitado de trabalhar, temporariamente ou não.

Algumas vantagens de contar e confiar em uma assessoria previdenciária para gerenciar essa parte da sua empresa é:

  • Erros são evitados, com planos de investigação e planejamento, é possível agir de forma que eles não ocorram novamente;
  • Custos são diminuídos, é possível reduzir custo evitando multas e autuações fiscais;
  • Com planejamento previdenciário, fica mais fácil simular a aposentadoria dos colaboradores através das regras já existentes, verificando requisitos necessários para receber o valor correto na aposentadoria;
  • Revisão das aposentadorias, equívocos são comumente encontrados com a aplicação incorreta da legislação, a assessoria irá analisar e gerenciar esse problema;
  • Identificação de débitos, a assessoria previdenciária identifica falhas no momento do recolhimento das contribuições, evitando problemas e trazendo mais segurança.

Quais as vantagens de uma Assessoria Previdenciária?

Com uma excelente Assessoria Previdenciária, tudo se torna vantajoso, todo o suporte necessário para ter tudo de acordo com leis previdenciárias, evitando erros e prejuízos, financeiros ou legais, reduzindo custos a mais. É possível que erros sejam corrigidos o quanto antes para evitar multas, mas caso eventualmente a empresa passe por uma fiscalização e precise corrigir problemas apontados, a assessoria resolverá esses impasses, apresentando todas as possibilidades para corrigir o que for necessário. Garantindo-lhe mais segurança em relação à aposentadoria, prevenindo e planejando as melhores estratégias, mantendo a empresa dentro da legislação, lidando com as burocracias do INSS e manuseando a rotatividade dos funcionários, dando total auxílio aos diversos concedidos dos colaboradores.

escritório de contabilidade Grupo  King é experiente com Assessoria Previdenciária e terá o maior esmero ao administrar a área previdenciária, jurídica e tributária, dando total apoio a você, sua empresa e seus colaboradores sem maiores adversidades.

Consulte sem custos um especialista.
Tenha uma contabilidade profissional cuidando da sua empresa.