Certificado Digital Para Contador: Importância e Tipos

Certificado Digital Para Contador

Certificado Digital Para Contador: Importância e Tipos

O artigo de hoje irá tratar sobre o certificado digital para contador, sua importância e seus tipos!

Segundo os dados do Conselho Federal de Contabilidade (CFC), no Brasil, há 524.947 contadores que têm registro ativo. 

Milhões de documentos digitais são gerados todos os dias a partir do trabalho desses profissionais, e isso, mostra qual a real importância do certificado digital para os contadores. 

O certificado digital possibilita a assinatura digital desses documentos com valor legal e, adicionalmente, garante a possibilidade de autenticação de informações.

Por exemplo, para ter acesso seguro a sistemas governamentais ou assinar contratos digitais. 

Para se manter atualizado sobre os benefícios de um certificado digital para contador e como fazê-lo, preparamos este conteúdo com as informações mais importantes que você deve ter. 

Basta ler para conferir!

Certificado digital contador: Importância de ter

O certificado digital para contador, que está sendo cada vez mais usado, é um documento eletrônico que tem a finalidade de garantir a identidade de certa pessoa física ou jurídica no mundo digital.

Através dele, é possível assinar de forma digital os documentos com validade jurídica, além de outros procedimentos eletrônicos que necessitam de segurança. 

Para os contadores, o certificado digital é um recurso muito útil, pois proporciona agilidade às rotinas profissionais, aumenta a produtividade e reduz os custos com papel, impressão, cartório e deslocamentos necessários ao assinar um documento à mão e ser reconhecido, por exemplo, em cartório.

Já pensou na economia de dinheiro e de tempo que você pode obter com um certificado digital para contador

Essa economia só será obtida caso você tenha um certificado digital e consiga assinar documentos, de modo digital, e acessar os sistemas eletrônicos do governo facilmente

Agora que você sabe que essa possibilidade existe, você vai entender quais tipos de certificados digitais são indicados para contadores e quais funcionarão melhor para você. Confira!

Tipos de certificado digital para contadores

Ao citar sobre os tipos de certificado digital para contador, é possível falar sobre três dois principais que diferem no nível de segurança e portabilidade. 

Certificado Digital nas Nuvens

O primeiro é um certificado nas nuvens, pode ser usado para acessar os principais sites do fisco, entretanto não há interoperabilidade entre as diversas “marcas” de certificados digitais e pode ser que tenha dificuldade de utilizar em algum aplicativo fora do padrão, como um portal de assinaturas. 

Certificado Digital A1

O outro deles pode ser instalado em um determinado site, como um portal de nota fiscal eletrônica, ou no próprio computador do contador, gerando flexibilidade e mobilidade ao profissional que não precisa sair pelas ruas com um token, cartão inteligente ou leitor. 

Certificado Digital A3

O terceiro é mais seguro pois necessita de uma mídia física, que pode ser um cartão ou um token para ser utilizado, o que dá mais segurança, porém traz o inconveniente de andar sempre com um token ou leitor e necessitar de instalação do certificado em todo o computador que for utilizar.

Conheça mais detalhes sobre nosso escritório de contabilidade Grupo King.

Pronto para Crescer? Conte com a Gente!

Estamos anciosos em falar com você, entender sua necessidade e conseguirmos te ajudar a evoluir o seu negócio. Entre em contato conosco agora mesmo e ficaremos felizes em retornar o seu contato.

    Tabela de Conteúdo