Como aumentar o seu engajamento nas redes sociais?

Imagine: você está em uma expedição para encontrar e fotografar o raro gorila da montanha quando, de repente, um bando deles aparece. Você corre direto para eles, gritando de excitação? Talvez você tente jogar para eles seus lanches favoritos. Ou talvez você devesse tentar ignorá-los completamente. Esse dilema é basicamente o que os profissionais de marketing de mídia social enfrentam quando tentam cortejar a criatura cautelosa que é o engajamento na mídia social.

Isso porque o envolvimento nas redes sociais, como os gorilas, pode ser extremamente poderoso. Mas, dependendo do ambiente, o envolvimento também pode ser uma fera esquiva, com profissionais de marketing de todo o mundo tentando diferentes iscas para atraí-lo.

Se o marketing é uma selva e o engajamento é uma espécie em extinção, considere-nos o seu guia para a vida selvagem ( sotaque britânico opcional ).

Hoje, mostrarei as táticas de sucesso que usamos na agência para alimentar, engordar e aumentar o envolvimento na mídia social em seu habitat natural.

O que é engajamento nas redes sociais?

O envolvimento na mídia social é uma medida de todas as interações com seu conteúdo na mídia social. Tipos populares de envolvimento incluem curtidas, comentários e compartilhamentos de seu conteúdo.

Mas essas não são as únicas métricas de engajamento. O envolvimento na mídia social pode incluir:

  • Compartilhamentos ou retuítes
  • Comentários
  • Curtidas
  • Seguidores e crescimento do público
  • Cliques
  • Menções (marcadas ou não)
  • Usando hashtags de marca

Por que o engajamento é importante?

Por que ter uma estratégia de engajamento nas redes sociais é tão importante? Bem, por um lado, você quer que seu público bata palmas para o show que você está apresentando. Se você está ouvindo grilos (que migram naturalmente para fora de um habitat quando o envolvimento na mídia social aparece), você tem um problema. Mas um alto envolvimento significa mais do que um estímulo ao ego.

Quando suas taxas de engajamento são altas, você sabe que está conectado ao seu público. Isso significa que as pessoas estão dedicando tempo ao seu conteúdo, o que é bom para você e para as plataformas de mídia social.

5 dicas para aumentar o engajamento na mídia social

Agora que você conhece o terreno, é hora de aprender a dança cativante que atrairá maiores taxas de engajamento nas redes sociais.

Junte-se a mim enquanto desvendamos oito segredos para promover conexões mais profundas na savana virtual das mídias sociais.

1. Analise seu engajamento

É difícil medir seu crescimento se você não sabe por onde está começando.

Coloque seu chapéu de cientista de dados (a propósito, fica ótimo em você) e dê uma olhada no painel do Hootsuite Analytics ou calcule suas taxas de engajamento usando os métodos acima.

Agora, veja quais postagens ou campanhas aparecem no topo e na parte inferior de suas análises. Identifique quaisquer padrões que você notar. Talvez as postagens principais falantes estejam se aproximando da extinção do engajamento, enquanto os números das cinco principais postagens resumidas aumentaram.

Rastreie mensagens, comentários e menções também. Isso lhe dará uma ideia do que seu público deseja mais ou não gosta. Todos estão enviando mensagens para você com as mesmas 5 perguntas sobre como usar um produto? Talvez seja hora de fazer uma postagem respondendo a essas perguntas.

Use seus dados para identificar os defensores da marca. Existem fãs on-line que se destacam e que sempre curtem ou comentam suas postagens? Talvez seja hora de pedir-lhes uma colaboração.

2. Crie uma estratégia de engajamento específica

Desenvolva uma estratégia de engajamento nas redes sociais para apoiar seus objetivos específicos de engajamento. Você não precisa criar uma estratégia de mídia social totalmente nova , mas sim, trabalhar em um ramo dedicado ao engajamento.

Primeiro, determine seus objetivos de engajamento. Estes podem ser:

  • Mudando a percepção do público sobre sua marca
  • Desenvolvendo novos leads de clientes
  • Coletando feedback sobre novos produtos
  • Educando seu público com recursos e conselhos

3. Crie e compartilhe conteúdo valioso

Conteúdo que seja útil para o público e atenda às suas necessidades e pontos problemáticos é fundamental. Pense em “conversa”, não em “transmissão”. O conteúdo que dá ao seu público o que ele deseja antes de pedir é a isca que atrairá o engajamento na mídia social.

As pessoas não se importam com o quão grande é a sua marca. Eles se preocupam com o que sua marca pode fazer por eles.

Você está tendo uma promoção que eles não podem perder? Seu software resolve um problema para os profissionais de marketing? O seu produto faz as pessoas envelhecerem ao contrário, à la Benjamin Button? O seu conteúdo é tão estranhamente divertido que é impossível não compartilhá-lo, fazendo com que quem o compartilha pareça legal por associação?

4. Mantenha a conversa fluindo, mesmo quando estiver escrito errado

Pratique o envolvimento reativo e o envolvimento proativo para manter o interesse do seu público.

Quando você é reativo, você responde mensagens diretas, menções recebidas ou comentários.

Quando você é proativo, é você quem inicia conversas com pessoas que podem estar falando sobre você, mas não necessariamente enviaram mensagens diretamente para você.

5. Mostre seu lado humano

É muito mais tentador interagir com uma marca quando você pensa que há uma pessoa real do outro lado.

E aqui está! (Certo?) Então não esconda isso.

Existem muitas maneiras de se tornar pessoal:

  • Vá além de curtir; comece a comentar para iniciar uma conversa
  • Reconheça e responda perguntas
  • Responda aos comentários com humor ou cordialidade
  • Mostre as pessoas por trás da marca em fotos ou vídeos

Qual é a chave para o envolvimento na mídia social?

Autenticidade, consistência e valor são fundamentais. Publique conteúdo significativo e identificável com frequência e dentro de um cronograma, e responda ativamente aos comentários do público. Isso promoverá conexões genuínas, gerando maior engajamento.

Espero ter te ajudado, para saber mais sobre marketing digital, me siga nas redes sociais!

Renata Lira

Estrategista digital – fundadora da agência de marketing 220 Volts e advogada especialista em direito digital

Instagram: @renatalira.marketing

Site da agência: https://www.agencia220volts.com.br/

Agência 220 volts: @220voltsagencia

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