Controle Financeiro Empresarial

Controle Financeiro Empresarial

Um bom e bem administrado controle financeiro empresarial é essencial para o sucesso da empresa, independentemente de seu porte. Uma má administração financeira é um dos principais motivos para o fechamento das empresas, principalmente nos primeiros anos, e o que é essencial para evitar que isso aconteça é um Controle Financeiro Empresarial bem administrado.

Quanto menos erros ocorrerem, mais a sua empresa garante uma saúde financeira e um bom tempo de mercado. Porém, é comum que existam muitas dúvidas em relação a fazer um acompanhamento adequado e eficiente, afinal, ninguém quer colocar sua empresa em risco por consequência de uma má gestão.

O que é Gestão financeira empresarial

A gestão financeira empresarial é um processo minucioso que envolve a avaliação de diferentes aspectos da condição financeira de um negócio.

Desde a análise de relatórios financeiros até o controle de entradas e saídas, passando pelo cálculo de juros, dividendos e custos fixos, tudo é levado em conta para garantir resultados positivos e lucro financeiro.

O objetivo é garantir previsões otimistas de crescimento, tanto a curto, médio ou longo prazo. Para isso, é fundamental organizar todos os dados e catalogar os bens da empresa, para que tudo seja levado em conta no momento de planejar estratégias e previsões.

É comum que pequenos empreendedores misturem as contas pessoais com as da empresa, o que pode gerar problemas.

Por isso, é importante dedicar atenção especial para evitar que o caixa se torne único e atenda tanto ao negócio quanto às despesas pessoais ou familiares.

A gestão financeira empresarial é uma ferramenta essencial para garantir o sucesso de um negócio e deve ser tratada com profissionalismo e seriedade, pois é essencial para a tomada de decisões assertivas.

Através dessa gestão, é possível ter um panorama do real cenário da empresa, quais são as atuais condições e necessidades, sendo possível enfrentar crises, variações de câmbio, períodos de alta ou baixa demanda e entre outros erros que podem ser previstos e até terem seus impactos amenizados.

Como fazer Gerenciamento financeiro empresarial

O gerenciamento financeiro empresarial consiste em administrar de forma concisa a rotina financeira do negócio, gerenciando a rotina do fluxo de caixa, operações de emissão e dar baixa em boletos, notas fiscais e outras operações.

Para manter-se no mercado e ter sucesso é preciso de uma boa gestão interna, e é assim que o gerenciamento financeiro se faz a base para sustentar qualquer netgócio.

Manter os resultados positivos a curto, médio e longo prazo com as inúmeras variações no mercado exige uma gestão financeira organizada e realizada com cautela, olhando todos os pontos da empresa, etapas de processo e inúmeras reuniões com a equipe para manter um bom funcionamento e todos em sintonia.

Separamos alguns pontos importantes para serem enfatizados na hora de realizar seu controle financeiro empresarial:

  • Para garantir a saúde financeira da sua empresa, é imprescindível realizar uma análise criteriosa do fluxo de caixa. Isso inclui métricas de lucro, desempenho, otimização de despesas e viabilidade de investimentos – tanto os já aplicados quanto os planejados.

  • Além disso, é preciso estar atento às obrigações e direitos, como contas a pagar e receber, e aos riscos envolvidos, como crédito, liquidez, mercado, legais e operacionais.

  • A organização e controle das entradas e saídas são fundamentais para evitar multas e custos com mora diária.

  • Avalie os relatórios financeiros com uma visão 360 graus do seu financeiro e inclua a gestão patrimonial em seu controle financeiro eficaz.

  • Não se esqueça de verificar regularmente os saldos bancários e reservas financeiras para garantir uma gestão financeira sólida e profissional.

Como manter a Organização financeira empresarial

Agora que você já entendeu a importância de um controle financeiro empresarial para o seu negócio, como por em prática e que esse processo precisa sempre estar em manutenção para evitar possíveis falhas e ficar no negativo, chegou a hora de entender como manter a organização financeira da sua empresa:

Como já comentamos, é preciso ter bem definido as finanças da empresa, cadastrar todas as receitas e despesas diariamente, porém, entendemos como isso pode ser uma tarefa difícil e complexa de se realizar, portanto, conte com um escritório de contabilidade com a expertise que a King Contabilidade tem para cuidar dessa rotina contábil, fortalecendo a base do seu negócio e o ajudando a prosperar em sua atividade.

Utilizar uma planilha é a melhor opção para registrar esses controles diários, cadastrando todos os lançamentos, vendas, pagamentos, contas, sempre com descrição e data.

Lembre-se que ao utilizar uma planilha para organizar a situação financeira do seu negócio, é preciso registrar os lançamentos e saídas todos os dias de forma consistente, pois somente dessa forma será possível no final do mês se planejar e ter uma noção real de como está a situação da sua empresa.

Também é possível optar por uma planilha de controle financeiro mensal, que é uma visão geral que será resultado dos dados que foram registrados diariamente, a diferença é que, ao contrário da diária, a visão do mês será mais geral, trazendo apenas o total consolidado.

Além disso, com a planilha mensal, é possível realizar previsões para os próximos meses.

A gestão financeira de uma empresa é uma dor de cabeça para muitos empresários, sejam novos ou mais experientes no mercado.

Portanto, não deixe que uma má gestão derrube seu negócio, conte com os profissionais especializados da King Contabilidade que vão saber como cuidar do seu negócio e auxiliá-lo a prosperar ainda mais.