Com a implementação da LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados) surge a necessidade de aprimoramento das políticas de home office das empresas, visando a segurança das informações que os colaboradores manipulam de suas residências. Levando-se em conta que muitas empresas nos últimos anos já adotaram a política de home office, é necessário conscientizar todos das diretrizes da LGPD por meio de treinamentos virtuais, webinars ou “lives” sobre a aplicação da lei no home office.

O acesso remoto ao servidor das empresas por meio de equipamentos particulares, como notebooks, requer adoção de medidas técnicas e organizacionais para a proteção dos dados de pessoa física acessados remotamente, buscando a implementação de ferramentas de TI mais seguras, com senhas, e até controles de acessos ou de “logs” aos servidores das empresas, uso da nuvem, dentre outros.

Existe a possibilidade da empresa deixar o home office de forma parcial, intercalando dias no escritório e na residência, uma vez que ao fazê-lo nas instalações da empresa é a forma mais segura e com a devida confidencialidade tecnológica e documental, a fim de evitar riscos de incidentes com vazamentos dos dados.

Acompanhe algumas medidas que poderão ser adotadas para garantir o cumprimento da LGPD:

 

  • Priorizar as soluções digitais ao invés do papel, afinal as soluções digitais proporcionam maior rastreabilidade.
  • Treinamentos – Seus colaboradores necessitam de conscientização da importância da LGPD e domínio nos procedimentos de segurança adotados pela empresa.
  • Políticas – crie protocolos e não esqueça de implantar um contrato de confidencialidade com seus colaboradores, terceiros e clientes.
  • Tecnologia segura - Acesse a rede da empresa por uma VPN e disponibilize antivírus licenciado e atualizado para toda empresa.
  • Use ferramentas para ser possível rastrear o fluxo da informação dentro da empresa e entre os departamentos.
  • Bloqueio – Oriente seus colaboradores a quando se afastarem da sua estação de trabalho, bloquear a tela do computador, para que pessoas não autorizadas tenham acesso aos dados pessoais.
  • Bloqueie as informações para que elas não sejam salvas na unidade local do computador pessoal.

Sabemos que o ambiente fora do corporativo é mais vulnerável porque há pessoas de fora da empresa, como os próprios moradores da residência do colaborador, portanto é preciso que empresas e colaboradores entendam a importância da LGPD e apliquem todos os procedimentos com cautela, assim como é muito importante também criar um ambiente transparente e saudável entre todos, onde se sente segurança para comunicar  ao superior caso ocorra algum incidente de segurança da informação a fim de evitar danos maiores.

Contabilidade que, com estrutura, credibilidade e profissionalismo, trabalha para a sua empresa crescer.

Últimas do blog

A trajetória de Edson Minoru, assistente de Logística da King. ⠀

Edson Minoru Kuguio, paulistano do bairro da Penha, 46 anos, filho de Yosihito Kuguio e Maria T. K. Kuguio, casado…

A Recuperação Judicial como instrumento de gestão

A Lei de Recuperação Judicial de Empresas, Lei n. 11.101/05, ainda é uma desconhecida, especialmente pelas sociedades empresárias, sendo, em…

King Contabilidade © 2018. Todos os direitos reservados.