Contabilidade adequada aumenta lucratividade das empresas, sem necessidade de endividamentos

De acordo com o IBGE, 48% das empresas brasileiras fecham em até três anos, e o principal motivo é a falta de gestão eficiente. A maior parte das empresas não utiliza os processos de análise econômica e financeira, ou seja, não faz uma avaliação da sua rentabilidade e lucratividade e não tem visão do seu fluxo de caixa.

Alguns dos motivos que provocam o descontrole financeiro e a baixa rentabilidade da empresa são: má administração, falta de planejamento, descontrole de fluxo de caixa, falta de capital de giro, entre outros.

E como a contabilidade pode ajudar uma empresa a aumentar a sua lucratividade?

Um ponto crucial é a escolha de uma empresa contábil, se neste momento optar por uma contabilidade que não ofereça todo suporte necessário, certamente afetará diretamente na análise de dados de sua empresa.

O papel do contador é analisar diversos índices que auxiliam no crescimento das empresas, como também o acompanhamento da estabilidade econômica e financeira, através da Contabilidade Gerencial, que identifica informações importantes, auxiliando os empresários na gestão de sua empresa e também na tomada de decisão. A contabilidade disponibiliza diversas análises que garantem uma visão real quanto à estabilidade da empresa.

Portanto, a antiga figura do contador que somente emitia DARFs já não faz mais parte dos dias atuais. Hoje, a contabilidade tem papel fundamental no processo de tomada de decisões de uma empresa, oferecendo dados para que o empresário tenha visão real das condições da empresa, facilitando para que o mesmo faça o seu planejamento financeiro, econômico e administrativo.

King Contabilidade