Lucro Presumido e quais são suas vantagens

Conquistar um imóvel é um sonho que muitas pessoas buscam durante a vida, afinal, nada melhor do que conquistar a própria independência, não é mesmo?

Mas sabemos que isso é um investimento alto, por isso tomar certos cuidados na hora de comprar um imóvel é essencial para que você faça um bom negócio.
Para te ajudar nisso, selecionamos 5 cuidados que você deve ter na hora de comprar um imóvel.

Confira a documentação

Para garantir que a sua aquisição está sendo realizada de acordo com as leis é preciso conferir os seguintes documentos:

  • Certidão negativa de ônus e IPTU (para analisar se o imóvel está livre de dívidas e débitos com a prefeitura);
  • Título da propriedade com registro;
  • Averbação da construção junto ao registro de imóveis;
  • Declaração negativa de débitos condominiais (em casos de propriedades localizadas em condomínios);
  • Planta baixa e alvará de utilização (carta de “Habite-se”);
  • Certidões negativas do(s) proprietário(os) do imóvel, na comarca do imóvel e na comarca de domicilo do(s) vendedor(es), quais sejam:
– Certidões trabalhistas;
– Certidões negativas de débitos Federais e estaduais;
– Certidões cíveis, família, execução fiscal;
– Certidões criminais e execução criminal;
– Certidões de protesto.Caso sua compra ainda esteja na planta, além desses documentos é preciso analisar as medidas e se o tamanho da construção é realmente satisfatório para você e sua família.Verifique o imóvel antes de comprarQuer evitar problemas futuros? Faça uma vistoria antes de comprar o imóvel!

Verificar, por exemplo, a parte de instalação hidráulica, elétrica e também a parte de acabamento pode te ajudar a não ter prejuízos indesejados. Além disso, preste atenção em fatores como iluminação do ambiente e ventilação que fazem toda a diferença durante o dia a dia.

Essa é a hora perfeita também para tirar todas as dúvidas em relação à estrutura do imóvel e possíveis modificações dos ambientes.

Programe-se financeiramente

Além da compra do imóvel, faça uma reserva financeira para a escritura, o registro de imóvel e para as taxas de cartório. Em média, esse custo corresponde a cerca de 4% do valor de compra do imóvel. Esse percentual é variável porque as taxas são municipais e estaduais e o valor oscila de acordo com o valor do imóvel.

Conheça a credibilidade da imobiliária

Os cuidados na hora de comprar um imóvel devem vir antes mesmo de encontrar a casa ou apartamento ideal. Ter o suporte de um profissional especializado é um passo importante para garantir o apoio necessário desde a escolha até a assinatura do contrato. Porém, nem todo serviço oferecido no mercado gera segurança.

Nossa imobiliária, por exemplo, foi fundada desde 1970 e hoje soma milhares de imóveis vendidos em Mogi Mirim e região, sempre norteados pela honestidade e total satisfação de nossos clientes. Além disso, contamos com uma equipe treinada e corretores credenciados pelo CRECI.

Analise o contrato com tranquilidade

Depois de tomar todos os cuidados anteriores, é chegada a hora de fechar negócio. Nesse momento, é imprescindível que você analise com muito cuidado o contrato de compra e venda do imóvel.

É importante elaborar um contrato de compra e venda sob a tutela de um advogado especialista. Dessa maneira podem ser observados os riscos, os documentos apresentados e as partes envolvidas.