Marcas apostam em marketing de influência para aumentar engajamento e alcançar novos públicos

Difícil não perceber, ao rolar o feed do Instagram, a presença marcante de conteúdo criado pelos “influencers”. E adivinha só? O Brasil brilha nesse cenário, liderando o ranking mundial de países com o maior número de influenciadores.

De acordo com os números da Nielsen, temos incríveis 10,5 milhões de perfis com pelo menos 1 mil seguidores. E olha que especial: desses, 500 mil conseguem alcançar mais de 10 mil corações com suas postagens. É muita gente inspirando e sendo inspirada, não é mesmo?

E a verdade é que trabalhar com influenciadores traz um resultado que nenhum outro tipo de comunicação digital pode trazer.

A tendência é que o investimento em mídia digital volte a crescer nos próximos meses. Por isso, mais do que nunca, é fundamental que as marcas continuem sendo vistas, garantindo que a mensagem, a estratégia e a entrega estejam efetivamente atingindo seu objetivo.

Como as marcas têm trabalhado o marketing de influência?

Quer um exemplo?

A Penalty passou a intensificar, desde 2022, suas parcerias com influencers que produzem conteúdos relacionados a esportes.

Com essa estratégia, eles tiveram um aumento de 71,5% na quantidade de seguidores, 616% no alcance e 521% no engajamento do seu perfil no Instagram.

No TikTok, os dados são ainda melhores: acréscimo de 538% nos seguidores e 2283% no número de curtidas. Ao somar os posts feitos em conjunto e os conteúdos em que os influencers usaram produtos da marca, levando em conta as duas redes sociais, foi alcançada a marca de 730 milhões de visualizações.

Acompanhar o mercado, analisar as novas tendências e se manter atual pode parecer um desafio, principalmente para empresas tradicionais, mas que se tornou necessário para acompanhar a jornada de compra dos consumidores.

Engana-se quem pensa que para estabelecer parcerias com influenciadores é necessário apostar apenas em rostos famosos. A verdade é que, nos dias de hoje, a autenticidade e a conexão real são os ingredientes-chave para o sucesso. Os micro influenciadores e até mesmo aquelas pessoas conhecidas do seu próprio bairro podem ser poderosos aliados na construção de uma presença digital impactante para a sua empresa.

Ao pensar em parcerias, lembre-se de que quanto mais autêntico for o conteúdo associado à sua marca, maiores são as chances de conquistar novos públicos. O digital oferece uma vastidão de oportunidades para explorar diferentes nichos e segmentos, aproximando a sua marca de uma audiência mais diversificada.

Exemplos inspiradores não faltam.

Grandes marcas como Itaú e Nubank têm adotado a estratégia de trabalhar com influenciadores de diversos tamanhos, apostando na variedade e na autenticidade para se conectarem com o público. Não se surpreenda ao ver academias colaborando com entusiastas locais fitness, marcas de café se associando a amantes da bebida em redes sociais, ou personal trainers compartilhando dicas valiosas nas plataformas digitais.

A tendência é clara: as pessoas buscam conteúdos mais leves e genuínos.

Marcas que entendem isso conquistam a preferência do público. O Itaú, por exemplo, já trouxe influenciadores como a Ana Clara para falar sobre finanças de forma descontraída, enquanto o Nubank investe em parcerias com criadores que abordam temas diversos de maneira autêntica.

A verdade é que, em um mundo saturado de anúncios tradicionais, as pessoas buscam conexões reais. Conteúdos mais leves, sem a cara tradicional de anúncio, criam uma atmosfera de confiança e proximidade, aproximando a sua marca do coração do público.

Ao investir em parcerias com influenciadores autênticos, você está não apenas promovendo sua marca, mas também construindo relações genuínas com os consumidores.

E aí, que tal começar a implementar essa estratégia na sua empresa?

Renata Lira

Estrategista digital – fundadora da agência de marketing 220 Volts e advogada especialista em direito digital

Instagram: @renatalira.marketing

Site da agência: https://www.agencia220volts.com.br/

Agência 220 volts: @220voltsagencia

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