Mudanças nos algoritmos das redes sociais em 2023

É inegável que 2022 foi um ano que ditou regras: a forma como as pessoas passaram a consumir conteúdo mudou, forçando uma mudança em todas as plataformas e claro que nós (meros mortais) criadores de conteúdos e marcas precisamos nos adaptar.

Há 2 anos atrás era inimaginável ver alguém peitando o facebook e instagram e para a nossa surpresa, chegou o Tik Tok, que está obtendo um aumento de 11,4% em valor de mercado no último ano e está avaliado atualmente em U$$ 65,69 milhões.

Porém, essa guerra entre as plataformas não se ganha com resultados passados, marca, dinheiro ou publicidade. Ela se ganha com mudanças nos algoritmos.

Quem conseguir promover mais mudanças significativas, que atendam os desejos individuais do usuário, mas também da sociedade digital como um todo, sairá na frente.

Você pode até estar torcendo o nariz para o que leu até agora, mas o fato é que não pode ignorar.

As mudanças serão:

💥 Inteligência artificial cortando o mal, e promovendo o que é bom

Pelas últimas notícias, você já sabe que este é o assunto mais falado do momento e com muitas polêmicas! Plataformas como as da Meta e Twitter têm sido criticadas por não fazer o
suficiente para impedir a disseminação de desinformação. O Twitter, inclusive, sofreu, recentemente, um boicote das grandes marcas por não policiar bem conteúdos de abuso infantil.

Logo, essas mudanças na IA são vistas como um passo para corrigir o problema de informações falsas e conteúdos que vão contra as políticas da rede.

💥 Likes serão menos importantes!

Com o aumento de posts patrocinados, sorteios e robôs, as plataformas estão verificando o tempo de retenção de tela, quanto tempo um usuário passa em suas redes sociais, em seu post.

Esta será a nova forma para viralizar e para saber se o seu post não flopou!

Em “insights” dos reels, já é possível ver o tempo de visualização dos usuários no seu vídeo.

💥 Conteúdo gerado pelo usuário comum

No passado, grande parte dos conteúdos eram criados por celebridades e influencer.
No entanto, a ascensão das plataformas Youtube e Tik Tok, mostrou que os usuários normais, como eu e você, temos espaço!

Aproveite para envolver seus clientes, promover comunidades, senso de pertencimento para criar conexões e conteúdos autênticos.

E como você, empreendedor, pode se preparar para todas essas mudanças?

Invista na criação de conteúdo de qualidade, que seja  relevante e interessante para o seu público alvo.

Incentive interações significativas e naturais, promova conversas e debates, traga assuntos atuais e que realmente vão fazer a diferença para quem te segue.

O mais importante é começarmos 2023 com uma nova mentalidade, de que não podemos mais ignorar os canais digitais ou ficaremos para trás.

Renata Lira

MBA em Marketing & Branding, advogada especialista em direito digital e sócia da agência de marketing 220 Volts.

Instagram: @reh.lira

Agência 220 volts: @220voltsagencia

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