O Que é Gestão de Pessoas?

Gestão de pessoas

Administrar uma boa gestão de pessoas, independentemente do porte da empresa, determina um alcance de melhores resultados, já que a motivação e satisfação no ambiente de trabalho aumenta a produtividade e influencia direta e positivamente nos resultados.

A importância de dar uma atenção especial ao setor de Gestão de Pessoas é justamente colaborar para desenvolver o crescimento da empresa e seus colaboradores, mantendo produtividade, motivação da equipe e um bom clima organizacional.

O que é gestão de pessoas?

A gestão de pessoas é importante para construir uma base entre gestores e colaboradores para constante crescimento da empresa, de forma que beneficie ambos.

Ao aproveitar os talentos dentro da empresa e garantir espaço para que falem, dêem suas opiniões e sejam escutados, os resultados de um ambiente onde possibilita que o colaborador evolua, tem resultados efetivos na empresa.

Gestão de pessoas é a área responsável por administrar o capital humano dentro da empresa, ou seja, é um conjunto de conhecimento, habilidades e atitudes que contribuem para melhorar a realização de trabalho de modo que vá gerar mais valor econômico.

Esta estratégia tem impacto direto no clima organizacional da empresa, favorecendo o bem-estar no ambiente e contribuindo com a produtividade, obviamente quando essas técnicas são bem administradas.

Para ter essa gestão estratégica, é preciso que a equipe esteja alinhada à cultura organizacional, que é um conjunto de diretrizes, como valores, normas e hábitos que formam a identidade da empresa.

Em outras palavras, vai orientar as práticas, ações e comportamento dos colaboradores refletindo a missão e os valores do negócio.

O setor de Recursos Humanos precisa estar sempre ligado em novas tendências e estratégias para apoiar diretamente a empresa para alcançar suas metas, sempre prestando atenção às necessidades dos colaboradores.

Quais são os pilares da gestão estratégica de pessoas?

Como você já deve ter percebido, a valorização do capital humano se faz essencial para o bom funcionamento da sua empresa.

Só que para que essa administração seja realmente eficaz, é preciso identificar as necessidades dos colaboradores e da organização, para que, desta forma, medidas sejam tomadas para garantir a evolução e crescimento interno da empresa visando melhor retorno.

Portanto, é necessário focar nos pilares da gestão de pessoas, possibilitando uma atuação mais eficaz com as estratégias certas.

Que são: Conhecer bem seus colaboradores

Todo colaborador gosta de ter sua remuneração justa, benefícios, incentivos, entre outros reconhecimentos Quando
os líderes da gestão se importam com essas questões para garantir um ambiente onde existe essa troca, as pessoas se sentem mais atraídas, motivadas.

Além disso, ao conhecer bem seus colaboradores, isso significa conhecer desde o primeiro contato, procurar
conhecer bem, escutar e entender suas necessidades, não o enxergar apenas como um funcionário, mas como o próprio nome sugere, um colaborador.

Motivação

É a base dos pilares para garantir uma boa gestão de pessoas. Pessoas motivadas são mais produtivas, trazem ideias novas e inovadoras para o negócio, além de absorverem bem e manterem um clima de harmonia entre os colegas.

As pessoas ultimamente vem se sentindo cada vez mais desmotivadas no trabalho,
principalmente por sentirem uma falta de propósito no trabalho, que vai desde a postura da gerência, cultura organizacional e outras questões.

Portanto, combater o que colabora com a desmotivação é fundamental para uma boa gestão, além de ter a oportunidade
de identificar se o problema é coletivo e individual e tratar de forma específica.

Estabelecer metas

As metas da empresa, como já mencionamos várias vezes, são essenciais pro negócio.

Elaborar objetivos para cada setor e colaborador ajuda a motivar e estimular o desenvolvimento dos colaboradores e gestores, uma vez que as metas alcançadas trarão sempre resultados benéficos.

Feedbacks

A prática de feedback é uma maneira de sempre reconhecer seu colaborador, pois não se sente apenas “mais um” na empresa, e sim uma pessoa em constante desenvolvimento com a intenção de sempre melhorar.

Um bom gestor precisa focar na evolução de seus talentos e seus pontos fortes para que não seja desestimulado
sem retornos.

Liderança

Bons líderes guiam uma boa equipe. Para que a performance da equipe esteja em constante melhora, engajada, motivada, é preciso de um bom líder.

Um líder capacitado vai além de habilidades técnicas, é com uma boa comunicação com a equipe que isso se desenvolve, estando sempre apto a ser escutado, mas também a escutar.

Cooperação

Para que o ambiente seja colaborativo, é preciso investir na cooperação. Ao incentivar a cooperação, é uma maneira de potencializar a confiança de talentos e líderes para que sempre melhorem.

Treinamento e Desenvolvimento

Investir em treinamento na equipe, como cursos online, palestras, que produzam resultados, não apenas para a empresa, mas também para o colaborador, para que sempre esteja aprendendo e melhorando seus pontos fortes, e os fracos também.

A valorização do capital humano é responsável pelo sucesso da empresa
e isso deve ser de conhecimento de todo gestor. Enxergar seus colaboradores como além de meros empregados.

Principais estratégias de gestão de pessoas

Ao falarmos de estratégia de gestão de pessoas, o foco é no desenvolvimento profissional e pessoal do colaborador, visando que essa mudança reflita de forma positiva na empresa.

Algumas dessas estratégias são:

Se atentar no processo seletivo

É importante sempre ter em mente a missão, visão e valores da empresa. Desta forma, é possível ter um processo de recrutamento com colaboradores que estejam próximos de estarem alinhados com a cultura da empresa.

Engajamento e retenção de talentos

É uma das principais estratégias, engajar os talentos que já estão na empresa, os incentivando e apoiando no crescimento pessoal e profissional também garante que esse talento vá continuar na empresa por mais tempo.

Gestão de desempenho

Prestar atenção e dedicar-se para analisar os recursos e habilidades de seus colaboradores ajuda a entender como eles estão contribuindo para cumprir as metas e ambições da empresa, com melhorias e também feedbacks de eventuais problemas.

Liderança

Liderança também é a base da estratégia, com um bom líder, a motivação, engajamento e desenvolvimento dos colaboradores fica mais viável.

Pronto para Crescer? Conte com a Gente!

Estamos anciosos em falar com você, entender sua necessidade e conseguirmos te ajudar a evoluir o seu negócio. Entre em contato conosco agora mesmo e ficaremos felizes em retornar o seu contato.