Não invente a roda: Estudar concorrentes é uma parte importante de qualquer estratégia de marketing

Estudar os concorrentes é uma parte importante de qualquer estratégia de marketing, principalmente para você que quer se destacar e trazer a sua empresa para o digital, para as redes sociais.

Ao analisar o que os grandes players estão fazendo, você pode aprender o que de fato está dando certo e identificar oportunidades para se diferenciar.

Aqui estão algumas dicas para estudar os concorrentes para fazer a diferença no perfil da sua empresa em 2024!

  • Defina seus concorrentes.

Quem são os seus principais concorrentes? Eles oferecem produtos ou serviços semelhantes aos seus?

Qual é o seu público-alvo?

  • Acompanhe o que eles estão fazendo.

Siga-os nas redes sociais, leia seus blogs e artigos, e assista aos seus vídeos.

  • Analise seus lançamentos. Qual é a sua estratégia de lançamento? Quais são as suas mensagens e ofertas?

Como eles estão segmentando seu público?

Que tipo de produto, serviço eles estão lançando?

  • Identifique oportunidades.

O que você pode aprender com os seus concorrentes?

Como você pode se diferenciar deles?

Veja alguns exemplos de como estudar os concorrentes pode ajudar na criação de conteúdo!

✔ Para criar uma mensagem eficaz, você pode analisar as mensagens de lançamento dos seus concorrentes.

✔ Para segmentar seu público-alvo, você pode analisar os canais de marketing que os seus concorrentes estão usando.

✔ Para determinar o preço do seu produto ou serviço, você pode comparar os preços dos seus concorrentes.

É importante ressaltar que estudar os concorrentes não significa copiar o que eles estão fazendo.

O objetivo é aprender com eles e usar esse conhecimento para criar algo único e inovador.

E como não copiar os concorrentes?

▶️  Concentre-se em seus próprios pontos fortes e diferenciais. O que o torna único?

▶️ Ao criar sua estratégia de marketing, pense no que seu público-alvo quer. O que eles vão achar valioso?

▶️ Não tenha medo de experimentar coisas novas.

Não tenha medo de sair da caixa e tentar coisas diferentes.

Ao estudar os concorrentes de forma estratégica, você pode aumentar as chances de sucesso das suas vendas através dos meios digitais.

E além de tudo, você precisa ter essas respostas na ponta da língua para passar para o seu time de marketing, para que eles possam ter clareza do que você faz e de quem é o seu público.

Gostou desse conteúdo?

Aproveite o recesso e tire seus planos do papel, chegou a hora de dar o próximo passo rumo ao digital, e ele começa com as respostas das perguntas que te fiz acima.

Renata Lira

Estrategista digital – fundadora da agência de marketing 220 Volts e advogada especialista em direito digital

Instagram: @renatalira.marketing

Site da agência: https://www.agencia220volts.com.br/

Agência 220 volts: @220voltsagencia

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