Passo a Passo para Investir na Bolsa de Valores

Investir na Bolsa de Valores

Passo a Passo para Investir na Bolsa de Valores

Se você quer saber como investir na bolsa de valores, você chegou ao lugar certo! Acompanhe o post até o fim e aprenda já!

Passo a Passo para Investir na Bolsa de Valores

Veja agora o passo a passo de como investir na bolsa de valores!

Abra conta em uma corretora de investimentos

Para investir na Bolsa de Valores Brasileira, chamada de B3, é preciso selecionar e abrir uma conta em uma corretora de investimentos.

No Brasil, os mais conhecidos são:

  • Rico;
  • XP Investimentos;
  • Warren;
  • BTG Pactual;
  • Nu Invest;
  • Toro Investimentos;
  • Easynvest.

Atenção: Evite os bancos! Os bancos tradicionais têm guias de investimento e também permitem que você invista lá, mas as taxas de custódia e transação são realmente mais altas do que as cobradas pelos bancos corretores financeiros, o que vai corroer seus lucros ao longo do tempo.

Conheça as opções: títulos, ações, FIIs, ETFs

Para saber como investir na bolsa de valores depende que conheça os títulos, ações,  FIIs e ETFs.

A B3 funciona como um mercado bem organizado para a negociação de valores mobiliários. Isso torna possível a compra e venda de vários ativos financeiros.

Os principais ativos negociados em bolsa são: ETFs (Exchange Traded Funds); FIIs (Fundos de Investimento Imobiliário) e títulos de renda fixa, por exemplo: CDBs (Certificados de Depósito Bancário).

Então estude quais são negociados pela B3 antes de começar a investir, seja sensato e lembre-se: você é um iniciante e deve agir como um.

Evite tomar decisões sem pensar. Comece devagar e aumente, aos poucos, seu ritmo e risco.

É melhor começar com investimentos menos voláteis como CDBs, ETFs e FIIs investir em ações individuais ao longo do tempo.

Tenha uma estratégia de investimento definida

É possível investir de 2 maneiras. A 1ª é como swing trader (investidor que compra e vende ativos em dias diferentes) ou como day trader (que compra e vende ativos no mesmo dia).

A primeira opção é geralmente acompanhada por uma estratégia de investimento conhecida como “Buy and Hold”. que, seu significado é “comprar e segurar”.

Na prática, isso quer dizer acreditar na escolha dos ativos adquiridos, que deixam na carteira de investimentos por muito tempo e contam com sua valorização ao longo dos anos.

Enquanto isso, o day trading assume um trabalho mais ativo onde o investidor pode passar horas do seu dia negociando no mercado financeiro.

Declare IR anualmente: até porque, agora você investe

Tornar-se investidor na bolsa de valores inclui a obrigação de declarar o imposto de renda anualmente e, se necessário, recolher o IR mensalmente.

Você leu certo, é preciso informar qualquer valor operado na B3 na declaração do imposto de renda.

A atuação no mercado financeiro é um dos critérios obrigatórios do imposto federal, ou seja, se você é investidor, também é contribuinte do IR, o que não significa que você tenha que pagar impostos sobre todas as suas transações.

Espero que tenha entendido mais sobre como investir na bolsa de valores!

Para outros assuntos acesse o Blog King.

Pronto para Crescer? Conte com a Gente!

Estamos anciosos em falar com você, entender sua necessidade e conseguirmos te ajudar a evoluir o seu negócio. Entre em contato conosco agora mesmo e ficaremos felizes em retornar o seu contato.

    Tabela de Conteúdo