Planejamento Estratégico: Etapas, Como Fazer, Objetivo e Mais!

Planejamento Estratégico

Para se manter sempre em alta e com inovações, é preciso sempre adotar uma estratégia. Principalmente com um mercado cada vez mais competitivo, às vezes o diferencial pode ser um planejamento estratégico para impulsionar os resultados da empresa.

Um planejamento estratégico ajuda a definir que deve e como ser feito, fornecendo diretrizes táticas e operacionais para estimular o crescimento e ocasionar em resultados positivos para a organização com uma alta performance.

Como fazer o planejamento estratégico?

Antes de explicarmos como se faz um planejamento estratégico, é importante saber, afinal, o que é o planejamento estratégico:

Planejamento estratégico é um processo sistêmico para identificar quais são as melhores condições e caminhos para atingir objetivos e bons resultados dentro de um contexto previamente analisado.

Essa estratégia é feita analisando cenários, definindo metas e ações que irão permitir chegar onde se deseja. Para que esse planejamento seja bem executado, é preciso que todos participem de forma ativa, desde o líder até os colaboradores.

O alinhamento de objetivos feito de forma coletiva é um fator crucial para alcançar o sucesso.

Além disso, o planejamento estratégico pode ser feito mensalmente, anualmente, se considerar a longo prazo, podendo variar de acordo com as necessidades e objetivos de cada negócio.

Agora que você já sabe o que é esse planejamento, é importante saber que o planejamento estratégico é o primeiro passo a ser tomado para mobilizar recursos e tirar planos do papel. Vale lembrar que a estratégia é focada no destino e em como chegar lá. Por isso, pôr em prática o seu foco em metas a curto, médio e longo prazo é o que vai te guiar para chegar nos resultados esperados.

Separamos 5 etapas para te auxiliar a traçar seu planejamento:

1. Diagnóstico da empresa

Reunir toda a equipe e apontar todas as forças e fraquezas da organização e todas as oportunidades e ameaças do ambiente externo. Esse método se chama análise SWOT, que significa: forças (strenghts), fraqueza (weakness), oportunidades (opportunities) e ameaças (threats).

A partir desse estudo, é possível se concentrar nos seus pontos fortes, reconhecer fraquezas e como melhorá-las, encontrar oportunidades e evitar ameaças. Dessa forma, esse conjunto de informações vai indicar exatamente onde sua empresa se encontra no momento.

2. Definindo metas e objetivos

Utilizando da análise SWOT, agora é hora de usar essas informações para saber qual direção sua empresa vai seguir, com uma ordem de prioridade.

Definir metas que devem ser conquistas para cumprir objetivos estratégicos, sempre com cuidado para não ter metas impossíveis de serem atingidas. Algumas metas podem ser métricas financeiras, de marketing, recursos humanos, etc.

3. Definir como alcançar metas e objetivos

Com todas as informações previamente coletadas, agora é possível desenvolver e montar seu plano estratégico.

Para iniciar, um plano estratégico deve conter 4 componentes principais:

  • Declaração de missão;

  • Declaração de visão;

  • Metas e objetivos;

  • Plano de ação.

A partir desses componentes, eles irão formar uma identidade organizacional, que são elementos que identificam sua empresa comparada com outras. Nesse momento, é crucial trabalhar com toda sua equipe para criar metas e objetivos e discutir como serão executados e monitorados.

4. Criar projetos e planos

Criar os planos de ação que serão utilizados e viabilizar todo o processo para conquistar os objetivos estratégicos, com todas as previsões de datas e cenários.

O principal objetivo em criar um plano de ação é reunir o máximo de informação sobre a tarefa planejada, envolvendo dados gerais e detalhes mais específicos. Além disso, é importante fechar essa etapa apenas depois de estabelecer um cronograma de implementação.

Caso esse plano não ajude sua empresa a atingir seus objetivos, sejam os de curto, médio e longo prazo, ele precisa passar por uma revisão e ser repensado.

5. Controle e Gestão

Todas as outras etapas foram focadas em análise e definições importantes para todo o negócio, agora é o momento de definir como será realizado o acompanhamento de cada etapa e suas metas estipuladas.

Esse acompanhamento pode ser feito através de reuniões semanais com a equipe onde cada área faz uma análise, revisão e avalia os números, quais são as prioridades de agora e qual medida tomar. Também é importante periodicamente redefinir o SWOT, com os objetivos estratégicos, metas e os planos de ação.

Qual o objetivo do planejamento estratégico?

O objetivo de uma empresa fazer um planejamento estratégico é que é um processo que serve para documentar e estabelecer uma direção para sua empresa tomar, avaliando de onde está e para onde vai com seus objetivos.

É fundamental registrar quais são as definições que irão auxiliar o negócio em todas as áreas envolvidas, sendo:

Missão: A razão de existir uma empresa;

Visão: O que a empresa aspira ser;

Metas a longo prazo: O que a empresa almeja alcançar no futuro;

Planos de ação: O que deve ser feito para alcançar as metas.

Um plano estratégico bem escrito e coordenado desempenha um papel fundamental no crescimento e sucesso de toda empresa, independentemente do seu porte e segmento de atuação, justamente por seguir de guia para a empresa e setores como responder às oportunidades e desafios que irão surgir.

Além disso, ao traçar um objetivo de planejamento estratégico, é necessário analisar seu negócio com metas realistas. Pois apenas desta forma será possível criar um documento formal com todas as visões e metas da empresa.

Quais são as 4 etapas do planejamento estratégico?

Esse planejamento estratégico é feito em cima do BSC, subdividido em quatro etapas:

  • Etapa 1: Construção de Premissas ou Fundamentos: Leitura da Organização e Mobilização das Lideranças para chegar no diagnóstico estratégico;

 

  • Etapa 2: Grandes Escolhas: Atualizar o plano com Visão de futuro, objetivos estratégicos e mapa estratégico;

 

  • Etapa 3: Elaboração do Plano estratégico: Projetos estratégicos com indicadores e metas e alocação de Recursos;

 

  • Etapa 4: Implantação e Monitoramento do Plano: Indicadores e metas.

 

Além disso, é importante saber que essas etapas se diferenciam pela natureza de suas ações, mas não são necessariamente sequenciais. Elas podem ser formadas por momentos que interagem e se repetem de forma contínua. Lembre-se que o processo do planejamento estratégico é um processo interativo e contínuo.