Ponto Eletrônico Digital: O que é, como funciona e quais os tipos

Ponto Eletrônico Digital

Ponto Eletrônico Digital: O que é, como funciona e quais os tipos

Certamente algumas pessoas devem se recordar dos antigos relógios de ponto, que ficavam na entrada das empresas para registrar o horário de entrada, saída e pausas dos colaboradores. 

Hoje este antigo relógio de ponto foi substituído por sistemas de controle de ponto online, os quais permitem a marcação de ponto por aparelhos móveis, assim a tarefa de controlar a jornada dos colaboradores ficou mais fácil. Hoje vamos falar sobre Ponto Eletrônico Digital, acompanhe: 

O que é ponto eletrônico digital 

O ponto eletrônico digital permite o registro dos horários de trabalho dos colaboradores por meio de equipamento eletrônico. Lembrando que a Portaria 671 atualizou as regras para uso deste sistema, portanto é seguro e legal.  

Diante de tanta tecnologia, os registros de ponto podem ser marcados por biometria, cartão de ponto, senha e até mesmo por reconhecimento facial, sistema usado em condomínios. Mas antes é importante adquirir um sistema para sua empresa e verificar se ele atende a legislação trabalhista a respeito do ponto eletrônico.  

Controlar o ponto dos colaboradores é obrigatório para empresas com mais de 20 colaboradores, sendo que este registro pode ser feito através de sistema de ponto eletrônico, manuais ou mecânicos. 

No artigo 74 da CLT, destacamos alguns pontos importantes: 

  • Há uma determinação da quantidade mínima de funcionários para que seja obrigatória a marcação de ponto;  
  • De acordo com a lei, é possível bater o ponto de 3 formas diferentes, sendo elas mecânica, manual e eletrônica; 
  • Para o uso de equipamentos eletrônicos, as empresas devem seguir as recomendações expedidas pelos órgãos responsáveis.  

Como funciona o ponto eletrônico digital 

O ponto eletrônico digital é um tipo de Registrador Eletrônico de Ponto (REP) em forma de software, aplicativo ou plataforma e que utiliza códigos de programação ou identificação biométrica para o registro da jornada de cada colaborador da empresa. 

Desta forma, otimiza-se o trabalho do Departamento Pessoal, pois este departamento é responsável pelo controle da jornada de cada colaborador. 

Vale lembrar que nos antigos sistemas, era possível burlar os registros, mas agora com REP em forma de software, tanto empregadores como empregados estão seguros.  

Quais os tipos de ponto eletrônico digital? 

Existem três modelos de REP estabelecidos pela portaria 671: o REP-C; REP-A e o REP-P. 

REP-C abrange os famosos relógios de ponto eletrônico, que costumam ficar localizados nas paredes das empresas. Os colaboradores registram horário de entrada, saída e pausas e recebem um comprovante a cada marcação. 

REP-A, sistemas de controle de ponto alternativos, permitem o registro dos horários em sistemas que operam de forma online. Os colaboradores podem registrar seus pontos por reconhecimento facial, comando por voz, e até mesmo senhas. Ressaltando que segundo a portaria 671, esse meio deve ser adotado através de acordo ou convenção coletiva e o armazenamento de dados deve ser em nuvem.  

REP-P permite o registro dos horários por meio de tablets, celulares ou computadores. Ainda, acompanham a emissão de um comprovante de forma impressa ou eletrônica. Desta forma, as jornadas dos colaboradores são acompanhadas em tempo real, possibilitando uma melhor gestão de pessoas. 

Para as empresas que desejam adotar o ponto eletrônico digital, antes de migrar para um sistema de controle de ponto online, certifique-se das vantagens e escolha o que melhor vai atender sua empresa. E não esqueça de que, através do ponto eletrônico digital, vários outros benefícios são oferecidos, como: redução de custos, não demanda nenhum tipo de manutenção local de um técnico, facilita a gestão do horário dos colaboradores, e o cálculo de horas trabalhadas é feito automaticamente. 

Leia também outros conteúdos completos como esse no blog da nossa empresa de contabilidade Grupo King.

Pronto para Crescer? Conte com a Gente!

Estamos anciosos em falar com você, entender sua necessidade e conseguirmos te ajudar a evoluir o seu negócio. Entre em contato conosco agora mesmo e ficaremos felizes em retornar o seu contato.

    Tabela de Conteúdo