Problemas para dormir?

Problemas para dormir? Tem dia que parece que nossa cabeça não quer descansar e dormir é impossível. Ficar vendo os minutos passarem e a hora de se levantar se aproximando trazem frustração e desespero, pois você sabe que aquele tempo sem pregar o olho vai afetar seu desempenho durante o dia.

Existem técnicas que ajudam a buscar o sono e a resolver tal dilema.

Triptofano

Uma pesquisa japonesa mostrou que componentes ativos da cana de açúcar reduzem o estresse e influenciam em um sono onde você realmente descansa. Aquela cena clássica de tomar uma xícara de leite antes de deitar não é só coisa de filme. O leite contém uma proteína chamada a-lactalbumina. Por sua vez, a proteína tem grandes quantidades de aminoácido triptofano, que produz melatonina, o hormônio que induz ao sono. Outros alimentos que contém triptofano: clara de ovo e semente de abóbora.

Meditação

Seu cérebro pode estar precisando de mais ajuda e orientação para adormecer, e a meditação pode ajudar a trazer o sono. Um estudo do Journal of the American Medical Association provou que a meditação melhora a qualidade do sono em adultos, reduzindo preocupações, distúrbios de humor e aquele hábito de ficar repassando os erros e acertos da vida antes de dormir. Antes vista e considerada apenas de muito longe por médicos e cientistas, a meditação tem se tornado uma prática cada vez mais importante no que se refere ao tratamento e cura de doenças como a insônia, a ansiedade, e até mesmo casos de depressão.

Isso começou a acontecer uma vez que médicos, cientistas e mesmo o cidadão comum passou a perceber que a meditação ajuda no que se refere a descoberta e tratamento da verdadeira origem de problemas relacionados a desequilíbrios psicológicos e seus reflexos no corpo físico.

A cura para a insônia e ansiedade

A grande verdade é que o mundo está começando a entender que muitas vezes a cura para a insônia e ansiedade pode estar simplesmente dentro da pessoa, uma vez que essas doenças não aparecem de repente, certo? Existiu todo um caminho percorrido pelo paciente onde houve um grande acumulo de emoções, pensamentos e sentimentos não superados, que a certo ponto se tornam tão grandes que acabam fazendo com que o corpo desenvolva esse tipo de doença.

Tudo pode estar ligado ao psicológico e pode ser tratado de dentro para fora.

Ansiedade

Em relação à ansiedade, surgem diversos medos na vida de uma pessoa que acabam sendo alimentados por seus pensamentos, e é contra isso que deve-se lutar.

E em relação à insônia, ocorre o mesmo. Muitas vezes relacionada à ansiedade, a insônia se torna mais uma diferente resposta do organismo a todo o estresse acumulado e, assim, não conseguir dormir.

A insônia deixa o cérebro em ondas Beta altamente potencializadas, isto é, em um estado de ligação total tumultuada. A Meditação leva as atividades cerebrais para um outro patamar de neuroplasticidade. Ao entrar em um estado de ondas Alfa, a mente entra em um estado de paz, onde as preocupações sistêmicas cessam, possibilitando a indução do sono.

Meditação Hasta Ananda

A Meditação Hasta Ananda, criado pelo Dr. Américo Barbosa, professor e naturoterapeuta, tem várias ferramentas para ajudar esse mal tão comum. E o brasileiro tem um dos maiores índices de insônia e de dormir mal do mundo.

Américo Barbosa é practitioner e pesquisador de Jin Shin Jyutsy, Yoga-mudrás, mudrá vigyan e de diversas técnicas de meditação. É naturoterapeuta com pós em cuidados integrativos (Departamento de Neurologia da Unifesp), professor na Pós da Unifesp e na PUC.

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