Qual a Diferença entre Departamento Pessoal e RH?

Diferença entre Departamento Pessoal e RH

Qual a Diferença entre Departamento Pessoal e RH?

Muitas pessoas pensam que Departamento Pessoal e Recursos Humanos são a mesma coisa, mas na verdade não são, por mais que sejam semelhantes e relacionados à gestão de pessoas, cada um tem suas próprias funções que funcionam em diferentes setores em conjunto para tornar tudo mais eficiente e estratégico. O Departamento de Recursos Humanos, hoje em dia, é uma parte estratégica da empresa. Enquanto o Departamento Pessoal é responsável por toda parte técnica e operacional da gestão de pessoas nas empresas. Traremos mais informações sobre tudo que o Departamento Pessoal faz, em quais áreas atua, o que gerencia e a diferença entre DP e RH.

Departamento pessoal o que faz?

Departamento Pessoal, ou como geralmente é chamado, DP, é a área responsável por processos administrativos-burocráticos que envolvem a gestão dos colaboradores da empresa. É importante para garantir que a empresa cumpra todas as leis e normas do sistema trabalhista, evitando passivos trabalhistas, processos e multas. Como gerenciar assuntos administrativos-burocráticos, processo de admissão, como registros ; setor de compensação que cuida da jornada de trabalho, pagamento do salário, benefícios e da gestão de tributos e do processo de demissão que cuida dos processos de desligamento do colaborador.

Departamento Pessoal mantém todas as informações referente aos colaboradores atualizadas, cuidando para que todos os prazos trabalhistas sejam cumpridos, observando a validade de processos e as atualizações da legislação. Exige muita atenção e colaboração, pois são atividades de rotina, porém que sofrem variações em função de ausências ou registros indevidos. A gestão de arquivo, recolhimento de impostos e atualização de cadastros são atividades que o DP contempla e auxilia para assegurar as informações dos colaboradores.

Áreas do departamento pessoal

Departamento Pessoal atua, como já mencionado anteriormente, nos setores de admissão, compensação e demissão, suas atribuições de forma mais aprofundada são:

  • Admissão de profissionais: Após o processo seletivo, o departamento pessoal será responsável por recolher toda a documentação, anotações na CTPS, registro do colaborador no ministério do trabalho e previdência (MTE), orientar para realizar
  •  armazenar e zelar pela informações e dados do colaborador.
  • Pagamento de rendimentos: Cuida da folha de pagamento, holerites, cálculo de férias, adicionais, horas extras e entre outros. Também orienta o colaborador quanto às formas disponíveis para receber seu salário.
  • Controle da jornada de trabalho: Cada dia trabalhado, atrasos, faltas justificadas e injustificadas, esquecimentos e horas extras que precisam ser contabilizadas corretamente para que o colaborador receba seus rendimentos de acordo.
  • Demissão: Exame demissional, anotações na carteira de trabalho, rescisão de contrato, cálculo dos valores de acordo com o tipo de desligamento, seja por decisão própria do colaborador ou gestos com e sem justa causa.

Qual a diferença entre Departamento pessoal e RH?

Agora que já se é entendível tudo o que o Departamento Pessoal faz, desde cuidar de todas as ações da esfera trabalhista desde a contratação, promoção, atuação e desligamento do colaborador. O departamento de Recursos Humanos lida diretamente com a gestão do capital nas empresas, atividades como recrutamento e seleção de colaboradores são realizadas por esse departamento, desde a elaboração e divulgação de vagas, triagem de currículos e, enfim, a entrevista com os candidatos, além de treinamentos e desenvolvimento, cargos e salários, avaliação de desempenho, programas de participação nos lucros e benefícios. É responsável por criar e manter uma relação agradável entre a empresa e os colaboradores, desenvolvendo estratégias para garantir a motivação e bem-estar, garantindo que os talentos permaneçam na empresa, fazendo com que a qualidade da empresa se destaque entregando sempre o melhor.

Conheça mais detalhes sobre nosso escritório de contabilidade Grupo King.

Pronto para Crescer? Conte com a Gente!

Estamos anciosos em falar com você, entender sua necessidade e conseguirmos te ajudar a evoluir o seu negócio. Entre em contato conosco agora mesmo e ficaremos felizes em retornar o seu contato.

    Tabela de Conteúdo