Qual o significado do dinheiro na sua vida? Saiba sobre a mentalidade financeira!

Já ouviu falar em mindset financeiro ou mentalidade financeira?

Para entender mais sobre esse assunto entrevistamos Amanda Dias, que é comunicadora, orientadora financeira e sócia fundadora da Grana Preta, um programa de emancipação econômica que oferece soluções voltadas para micro e pequenos empreendedores. Acompanhe!

King:  O que é mentalidade financeira?

Amanda: Mentalidade financeira é, antes de mais nada, um exercício. Eu escolhi nomear o meu curso dessa forma para que as pessoas entendam que a proposta não é prometer enriquecimento fácil porque não é para isso que funciona a educação financeira e sim desenvolver uma mentalidade orientada para saber identificar seu potencial e adquirir o conhecimento necessário para fazer, ter e gerir bem o dinheiro, visando objetivos e sonhos de curto, médio e longo prazo para que pessoas de baixa renda saiam da lógica de apenas sobreviver e passem a viver bem.

King: Qual sua importância? 

Amanda: Desenvolver uma mentalidade financeira equilibrada é fundamental para saber gerir bem o dinheiro sem passar sufoco e ter uma visão mais orientada por longo prazo. Quando uma pessoa passa uma vida inteira de privação, quando ganha dinheiro tem a tendência de gastar comprando tudo aquilo que não teve acesso, satisfazendo assim uma necessidade genuína, mas deixando de garantir a sua segurança financeira no futuro. No curso desenvolvendo a mentalidade financeira que eu desenvolvi através da parceria da Grana Preta com o Sesc digital, a ideia é oferecer ferramentas para que as pessoas aprendam a gerir o seu dinheiro garantindo o sustento, mas sem deixar de investir na sua segurança financeira e nos seus sonhos de futuro.

King:  Como ter uma mentalidade financeira? 

Amanda: Um dos primeiros passos fundamentais para desenvolver essa mentalidade é se conhecer muito bem: seus hábitos, sua dinâmica financeira e familiar, seus sonhos e metas para o futuro, tudo isso importa na hora de dar um jeito na nossa vida financeira. Assim como a primeira consulta no médico, o diagnóstico das finanças busca entender qual é o seu ponto de partida. Ou seja, a situação na qual você se encontra atualmente. Será que o que você ganha realmente não dá pra nada? Ou você tem uma torneirinha de gastos invisíveis aberta aí na sua casa? Você pode nesse momento estar endividado, sem nenhuma reserva para situações emergenciais e num cenário como esse uma pergunta a se fazer é: Por quanto tempo você e os seus dependentes viveriam se você perdesse todas as suas fontes de renda hoje? Começar a se organizar buscando o equilíbrio entre o presente e o futuro é o caminho para construir uma mentalidade financeira de sucesso.

King: É difícil desenvolver uma mentalidade financeira?

Amanda: Vivemos em uma sociedade onde uma parcela da população começa a partir de um chão firme, com heranças e expectativas de patrimônio para os seus descendentes. E a outra parcela, além de não ser herdeiro, não sabe como construir esse patrimônio. Isso faz com que a vida financeira da maior parte dos brasileiros funcione como um enxugar de gelo. Isso impede o avanço de sua qualidade de vida e o seu crescimento econômico. Então é difícil, mas não é impossível e para virar essa chave, o desenvolvimento da mentalidade financeira ajuda com os passos necessários para mudar o seu pensamento sobre dinheiro e assim, realizar os seus sonhos.  

King: Teria alguma dica do que não se fazer?

Amanda: Primeiro não ignorar o problema, é muito importante buscar ajuda qualificada e nem sempre é preciso pagar por isso. Você pode encontrar cursos on-line, rápidos e gratuitos para te ajudar a dar um rumo para sua vida financeira e a segunda dica é não se desistir, por mais que você não esteja conseguindo resolver tudo agora, comece aos poucos e vá celebrando cada conquista. Sobrou 10 reais esse mês? Celebre! Mês que vem você tenta poupar e investir mais. Comece com pouco, mas comece hoje.

Amanda Dias, do Grana Preta

Instagram:  @granapretaoficial 

LinkedIn: Amanda Dias

Pronto para Crescer? Conte com a Gente!

Estamos anciosos em falar com você, entender sua necessidade e conseguirmos te ajudar a evoluir o seu negócio. Entre em contato conosco agora mesmo e ficaremos felizes em retornar o seu contato.