Quem Pode e Como Abrir CNPJ MEI

Quem Pode e Como Abrir CNPJ MEI
Quem pode e como abrir CNPJ MEI?
Para abrir um CNPJ como Microempreendedor Individual (MEI), é necessário atender alguns requisitos básicos. O primeiro, é não ser titular, sócio ou administrador de outra empresa, verificar se sua atividade empresarial está dentro das categorias permitidas e se seu faturamento anual não ultrapassa o limite estabelecido pela legislação, lembrando que só é permitido contratar apenas 1 (um) colaborador que receba o salário-mínimo ou o piso da categoria.
Após essa verificação, acesse o Portal do Empreendedor, site oficial do governo para formalização de MEI, é um procedimento rápido, prático e gratuito.
Durante o processo de formalização, será necessário possuir conta GOV.BR nível prata ou Ouro e fornecer seus dados pessoais, como CPF, nome completo, data de nascimento, endereço, entre outros. Além disso, será necessário informar os dados da empresa, como nome fantasia, atividade a ser exercida, endereço do estabelecimento, entre outros.
O último passo para abrir MEI é a emissão do certificado. Após ler atentamente, o empreendedor deverá selecionar todas as declarações obrigatórias para o MEI. Será emitido o Certificado de Condição de Microempreendedor Individual (CCMEI) que comprova a inscrição como MEI.
É importante lembrar que, a contribuição do MEI é feita por meio do DAS (documento de arrecadação do Simples Nacional), neste documento estão incluídos os valores relativos ao INSS, ISS e o ICMS.