Recrutamento e Seleção: O que é, Consultoria e Como Funciona?

Recrutamento e Seleção

Uma consultoria de recrutamento e seleção é uma ótima opção para as empresas escolherem e contratarem a pessoa ideal para a vaga de emprego.

Desde o processo de recrutamento e seleção de candidatos, essa área de recursos humanos sempre precisa estar atualizada para selecionar novos talentos e reconhecer suas capacidades, para então alcançar melhores resultados com contratações certeiras.

Além disso, uma consultoria de recrutamento e seleção também é capaz de evitar possíveis desligamentos no futuro.

Hoje em dia, a consultoria de recrutamento e seleção se faz extremamente essencial para que a empresa possa acompanhar todas as mudanças no mercado e receber bem seus novos colaboradores.

O que é recrutamento e seleção?

A Consultoria de Recrutamento e Seleção é basicamente uma terceirização por parte da área de recursos humanos da empresa.

Em suma, o trabalho dessa consultoria é fazer todo o trabalho de triagem, prospecção e avaliação visando os candidatos ideais que vão contribuir diretamente com o crescimento da empresa, além do próprio desenvolvimento profissional.

Além disso, a consultoria acompanha todas as etapas até, enfim, a contratação dos novos colaboradores.

A consultoria de recrutamento e seleção se diferencia por não seguir o método tradicional de recrutamento, que é o por competências, e sim em analisar os candidatos por outras habilidades que às vezes nem estão no currículo, mas pode agregar muito a empresa.

O modelo que as consultorias atualmente seguem é o de: conhecimento, habilidade e atitude, e isso pode ser notado observando-se algumas habilidades de hard skill, que é o conhecimento;

habilidades de soft skill, que são as atitudes, o comportamento do colaborador e por último, as habilidades, que são baseada nos resultados, não apenas no conhecimento, mas a prática observada.

É assim que a consultoria encontra a pessoa adequada baseada nas necessidades da vaga e da empresa.

Outro ponto interessante que a consultoria traz, é candidatos qualificados e sempre dispostos a melhorarem sempre suas habilidades e também o comprometimento com o trabalho.

A consultoria também considera se o candidato se encaixa em outras questões da empresa, como por exemplo cultural.

Como uma consultoria de recrutamento e seleção pode ajudar?

Já citamos como uma empresa de consultoria de recrutamento e seleção é essencial para que a empresa esteja sempre atualizada e com bons talentos na equipe.

Mas afinal, como a consultoria se faz tão útil para a empresa? Traremos alguns pontos para que você possa entender a importância de investir em uma consultoria de recrutamento e seleção.

1. Agilizar processos

A consultoria de recrutamento e seleção ajuda muito o RH com várias tarefas, não sobrecarregando um departamento tão importante para o funcionamento da empresa.

A consultoria é capaz de simplificar alguns processos, agilizando outros, trabalhando em equipe junto ao RH, este que pode dedicar tempo para outras questões, como uma gestão estratégica, por exemplo.

2. Recrutar os melhores talentos

A consultoria de recrutamento e seleção sempre vai buscar talentos excelentes para compor a equipe da empresa.

E esse é o principal ponto dessa consultoria, as medidas para atrair, selecionar e manter os melhores talentos.

3. Otimização de tempo e recursos

É comum que algumas atividades do RH passem para consultoria, pois assim é capaz de otimizar o tempo que, normalmente, seria gasto com a análise de currículos, seleção, testes, entrevistas e dinâmicas.

4. Resolver algumas questões relacionadas à legislação

Sim, a consultoria de recrutamento e seleção é capaz de te orientar e auxiliar no treinamento da sua equipe de RH ao que refere-se alguns assuntos pertinentes à legislação trabalhista.

Além disso, a consultoria pode ser vista como um bom investimento, por ser capaz de auxiliar em atividades da empresa como sanções, multas e futuros processos trabalhistas.

Mas é importante saber que, para estar sempre em dia com assuntos relacionados à legislação, é de extrema importância que você conte com um escritório de contabilidade com expertise e experiência no mercado para que não existam dores de cabeça.

Como funciona o recrutamento e seleção?

A fase de recrutamento é quando os profissionais de recrutamento e seleção atraem pessoas com o perfil desejado pela empresa.

Também são divididas em duas estratégias: a ativa e a passiva.

Com a estratégia ativa, o recrutador irá utilizar o banco de dados e fontes de mercado para prospectar.

Já na passiva, o recrutador irá divulgar a vaga e aguardar os candidatos.

Além disso, esse processo de recrutamento também é dividido em interno, externo e híbrido:

Interno

No recrutamento interno, as vagas são divulgadas dentro da própria empresa.

Optando pelo interno, há uma redução de custos, além de tempo, pois o profissional de recrutamento e seleção já vai saber previamente o ambiente da empresa, a cultura e os valores.

Além de ser uma ótima oportunidade para que os atuais colaboradores possam crescer dentro da empresa.

Externo

No recrutamento externo, a busca e divulgação das vagas é feita fora da empresa. Dessa forma, há mais candidatos e também é possível que se crie um banco de talentos.

Híbrido

No recrutamento híbrido, a empresa divulga as vagas internamente e fora da organização também.

Já a fase de seleção ocorre após o recrutamento dos candidatos, sendo necessário que passem por inúmeras etapas para que o RH selecione os mais aptos para a vaga.

Durante a fase de seleção ocorrem as entrevistas, dinâmicas em grupo e testes de conhecimento, lógica, linguagens, etc.

Lembrando que o sistema da consultoria de recrutamento e seleção opta por escolher novos talentos baseado em suas competências, como conhecimento, habilidades e atitude.

Pronto para Crescer? Conte com a Gente!

Estamos anciosos em falar com você, entender sua necessidade e conseguirmos te ajudar a evoluir o seu negócio. Entre em contato conosco agora mesmo e ficaremos felizes em retornar o seu contato.