SPED CONTÁBIL

SPED CONTÁBIL

O mundo se transformou e a contabilidade também – SPED Contábil, sistema desenvolvido pelo Governo Federal durante o Programa de Aceleração do Crescimento do Governo Federal (PAC 2007-2010), o SPED- Sistema Público de Escrituração Digital, chegou para ajudar as empresas, afinal é uma solução tecnológica que proporciona tempo para empreendedor alavancar o negócio, sem perder horas para atender todas as exigências do Fisco.

Muitos já ouviram falar dos livros contábeis, o famoso guarda-livros, que tinha como função fazer o registro da contabilidade e das transações de uma empresa.

Há muito tempo isso foi abolido, agora por meio digital, as informações da empresa são enviadas através do SPED para a Receita Federal e o governo.

As empresas ganharam segurança e rapidez, além de evitar a Sonegação Fiscal  https://grupoking.com.br/speed-contabil/

Escrituração Contábil Digital (ECD)

A Escrituração Contábil Digital é a parte do SPED responsável pela escrituração digital, é transmitida digitalmente através da ECD.

Escrituração Fiscal Digital (EFD)

A EFD é uma parte do SPED de uso obrigatório para todos aqueles que contribuem com o ICMS ou com o IPI. Trata-se de um arquivo digital, onde fica registrado todos os documentos e informações fiscais, principalmente aqueles relacionados aos demonstrativos da apuração dos tributos, e deve ser feita mensalmente.

Quem tem que entregar o SPED Contábil?

Todas as empresas contribuintes de ICMS e IPI devem realizar a entrega do SPED; no entanto, são delimitados três tipos de perfis empresariais, para segmentar as empresas de acordo com seus registros a serem entregues. 

  • empresas de perfil A, cujos registros são mais detalhados do que o SPED geralmente permite
  • empresas de perfil B, onde os registros podem ser mais sintéticos e com totalização de períodos
  • empresas de perfil C, com informações ainda mais sintetizadas, fornecendo uma versão mais simplificada da escrituração necessária.

Por meio de uma consulta no portal de contribuinte do SPED Fiscal, é possível verificar o perfil que sua empresa estará enquadrada.

O que deve ser transmitido?

Todos os livros da escrituração contábil podem ser incluídos no Sped Contábil, em suas diversas formas:

  1. Livro Diário e seus auxiliares, se houver;
  2. Livro Razão e seus auxiliares, se houver;
  3. Livro Balancetes Diários, Balanços e fichas de lançamento comprobatórias dos assentamentos neles transcritos.

Qual é o prazo para entregar o SPED Contábil?

A transmissão de toda a escrituração contábil deve ser realizada anualmente até o último dia útil do mês de MAIO do ano seguinte, ao que se refere os documentos transmitidos. A entrega da ECD deverá ser realizada até o dia 31 de maio até às 23h59min59s, e a entrega da ECF, até 31 de julho de 2023, em relação ao ano- calendário 2022

Este é um processo que exige a presença de uma empresa contábil, a King Contabilidade está pronta para te ajudar na transmissão destas importantes informações.