Tranquilidade financeira

O que é tranquilidade? De acordo com o dicionário, entre muitos sinônimos, temos: sossego, paz, calmariaserenidadeharmoniasilênciosuavidade, aquilo que é tranquilo e equilíbrio.

E que tal ter tranquilidade financeira? É bom, né? A entrevista deste mês é com Rogério Brandão, planejador financeiro, mentor sênior e acionista da Serafin. Ele fala que é possível sim conquistar a tranquilidade financeira, mas é necessário ter “tranquilidade” para não desistir.

De acordo com Brandão, o que mais importa não é a sua renda e nem os seus gastos, mas a sua consciência financeira. “Sempre falo que o dinheiro proporciona liberdade de escolha. Por isso, é vital ter esse conhecimento para que possamos tomar as melhores decisões”.

KING – Essa tal Tranquilidade Financeira é um conceito, mas pode se tornar real e possível de se conseguir? 

ROGÉRIO – Sim, sem dúvida, tanto que eu mesmo e centenas de clientes que já atendi, já conseguimos isso. Mas ela é atingida quando você, na sua vida financeira:

  • Se organiza de forma profissional, sabendo exatamente como é formado o seu orçamento e quais os gastos que você tem (para com isso adquirir melhor qualidade de consumo);
  • Conhece todos os seus números (quanto precisa acumular para sua reserva financeira/de emergência, qual o valor para sua Independência Financeira (ou seja, sei quanto preciso acumular para viver a partir de X idade, com R$ Y por mês, e este valor acumulado durará até os 90 ou 95 anos de idade);
  • E está sendo bem assessorado nos seus investimentos cujos produtos estão alinhados com a sua Estratégia de Investimentos.

Atingidos estes 3 pontos, você tem Tranquilidade Financeira.

KING – Tem que haver um objetivo específico ou pode-se partir de uma forma genérica? 

ROGÉRIO – Se você cumprir/atingir os 3 pontos acima mencionados, você tem Tranquilidade Financeira.

KING – Sabendo que para alcançá-la é necessário planejamento, qual seria a maior dificuldade para se manter firme? Tem quem desista por achar que é muito difícil? 

ROGÉRIO – São várias as dificuldades. Desde alegar não ter tempo, conhecimento, ou mesmo que não gosta do assunto (e, no fundo, trata-se de um assunto que ainda é um tabu no Brasil [falar de dinheiro]). Por isso, de forma macro, a dificuldade é a pessoa se abrir com outra pessoa (ainda que profissional) para falar do seu próprio dinheiro.

Muitos desistem no caminho, o que é uma pena, pois resultará num futuro incerto, muitas vezes com dívidas e pouco patrimônio líquido. É por isso que menos de 1% do brasileiro se aposenta sem precisar depender do INSS ou de familiares e amigos para se sustentar.

KING – Existem diferenças entre o planejamento pessoal/familiar e empresarial? 

ROGÉRIO – No começo, é muito comum a pessoa misturar suas finanças PJ com a sua PF. Em regra geral, sempre aconselhamos separar as contas. O Planejamento empresarial é diferente do Planejamento Pessoal/Familiar, porque os tributos são outros, a tributação em investimentos é diferente, e a forma de se criar uma estratégia é distinta, dentre outros fatores.

KING – Poderíamos dizer que o conceito da Tranquilidade Financeira também pode começar no pequeno empresário, o que ajudaria no crescimento de sua empresa? 

ROGÉRIO – De forma indireta sim. Eu sempre falo que com Planejamento Financeiro Pessoal você adquirirá Tranquilidade Financeira e isso resultará em você não se preocupar mais com a sua vida financeira e, com isso, poderá se preocupar com outras áreas da sua vida: família, saúde, sua empresa.

É interessante notar, com a minha experiência após ter atendido centenas de famílias, que, quando a pessoa faz Planejamento Financeiro (com um profissional da área, claro) ela começa a ganhar mais. Mas por que isso? Exatamente pelo que expliquei anteriormente: a Tranquilidade Financeira lhe proporcionará se dedicar muito mais nas outras áreas da sua vida – inclusive trabalhar muito melhor, o que poderá gerar aumento no faturamento da sua empresa.

Rogério ainda faz suas considerações: “Sempre afirmo que o dinheiro lhe proporciona liberdade de escolha. Por isso, é vital que você tenha educação financeira para que você possa tomar a melhor decisão. Muitas pessoas me perguntam se dinheiro traz felicidade. Eu respondo que vai depender. Com Educação Financeira, com certeza o dinheiro lhe trará felicidade. Mas quer garantir a felicidade? Faça um Planejamento Financeiro com um profissional.”

Instagram: @rogerio.brandao_serafin

Site: https://mentores.serafin.com.br/rogerio-brandao/

Pronto para Crescer? Conte com a Gente!

Estamos ansiosos em falar com você, entender sua necessidade e conseguirmos te ajudar a evoluir o seu negócio. Entre em contato conosco agora mesmo e ficaremos felizes em retornar o seu contato.